Como elaborar um plano de ação para negociar dívidas

   O fim do ano está chegando e com ele o pesadelo que tira o sono de muita gente: as dívidas! Em época de férias, festas, matrículas escolares fica realmente muito difícil manter o controle sobre as contas, e quando você percebe, está com problemas financeiros maiores do que poderia supor no início. Para reverter uma situação difícil com esta, você pode elaborar planos para negociar suas dívidas e quitá-las, mas deve ter cuidado com as soluções oferecidas por algumas instituições que parecem mágicas, mas podem fazer com que seu desfalque financeiro aumente ainda mais a médio e longo prazo.

     Se você está com aquela prestação atrasada ou exagerou no cartão de crédito, uma das opções que pode tentar é renegociar a dívida diretamente com o banco ou com o local em que efetuou a compra e para o qual está devendo (em caso de carnês de lojas, por exemplo). Terá que pagar a quantia determinada de qualquer maneira, logicamente, mas pode tentar rever as condições para conseguir quitar as parcelas.

     Outra alternativa é vender algum bem para poder pagar as contas atrasadas, principalmente se a sua situação está um pouco mais séria e precisa de uma solução imediata. Com certeza você tem em casa algo em bom estado, mas que não utiliza e pode passar para frente. Podem ser móveis, eletrodomésticos, eletrônicos. Existem inclusive lojas que compram artigos usados.

      Tome muito cuidado com os empréstimos oferecidos por bancos e financeiras, o crédito fácil e consignado, pois você tem grandes chances de estar entrando em uma cilada! Estes sistemas costumam ter juros muito altos, o que quer dizer que você poderá quitar as dívidas que estão pesando naquele momento, mas futuramente terá que pagar ainda mais e fica cada vez mais difícil se livrar da bola de neve. Só recorra a este tipo de solução em últimos casos, e planeje muito bem, leia cada letra do contrato, tenha consciência do que virá pela frente e prepare-se para isso.

       O mais eficiente sempre é não se endividar e isso pode ser feito. Coloque dentro do vocabulário da sua casa a palavra planejamento. Calcule o quanto a família ganha no total e gaste apenas dentro disso, reservando uma quantia todos os meses, para ter onde recorrer em casos de emergências financeiras que podem acontecer a qualquer momento. Você não precisa sair comprando tudo o que quer de uma só vez, divida suas necessidades e desejos de consumo, atendendo a uma coisa em cada mês.

     Saber viver com aquilo que ganha é fundamental para não afundar em dívidas. Você também pode buscar soluções para aumentar a renda da sua família, procurado outras atividades rentáveis para executar além do horário de trabalho. O artesanato, por exemplo, é uma excelente alternativa, pois além de funcionar como uma terapia, esta atividade prazerosa tem muito valor de mercado. Trabalhar com revenda de cosméticos, bijuterias e outros artigos também é algo que pode ser conciliado com a sua profissão normal e trazer um lucro a mais para dentro de casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário