Golpe do Pix responsabilidade do Banco




O golpe do Pix é um tipo de fraude em que criminosos se apropriam dessa forma de transferência rápida, instantânea e segura para enganar vítimas. Existem vários tipos de golpes, mas alguns dos mais comuns são:

  1. Golpe do Pix por aproximação: Nesse golpe, os criminosos infectam o sistema de pagamento por cartão que gera um falso erro na tela da máquina, para obrigar as vítimas a usarem o cartão físico. Eles conseguem detectar e impedir a cobrança por aproximação, exibindo uma mensagem falsa de erro na tela na máquina de cartão, a fim de forçar que o consumidor insira um cartão físico para fazer o pagamento. Ao usar o cartão físico, a vítima pode ficar vulnerável a fraudes feitas pelos bandidos, como compras indevidas 1.

  2. Golpe do Pix por meio de perfis falsos: Nesse golpe, os criminosos criam perfis falsos em redes sociais e aplicativos de mensagens para atrair vítimas. Eles pedem para a pessoa depositar uma quantia pequena em troca de receber valores altos. Muitas vezes, o lucro prometido é até 20 vezes maior 2.

  3. Golpe do Pix por meio do “Bug do Pix”: Esse golpe faz os internautas acreditarem que eles irão receber dinheiro na conta. Ele consiste em mensagens nas redes sociais informando que houve uma falha no sistema do Pix, onde caso a pessoa envie dinheiro para uma determinada conta, ela receberá automaticamente um valor maior do que o transferido 3.

Para se proteger contra esses tipos de golpes, é importante tomar algumas medidas preventivas, como:

O que é o Pix e como funciona?

O Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil 1. Ele permite a transferência de dinheiro entre contas em poucos segundos, a qualquer horário, todos os dias (inclusive feriados e finais de semana) 12. Além de transferir e receber dinheiro, você pode também fazer compras pagando com Pix e pagar contas (de luz, de celular etc.) e até impostos, como o Simples Nacional 1. O serviço é gratuito para pessoas físicas e MEIs, mas pode ter cobrança de tarifa quando se configura atividade comercial 1. Para usar o Pix, você precisa ter uma conta bancária e criar uma chave. A chave pode ser um código fixo, como um e-mail, número de telefone, CPF ou CNPJ – no caso das empresas. Na hora de fazer a transferência, você informa a chave da pessoa que vai receber o dinheiro e o Pix é enviado na hora 13. As instituições financeiras podem oferecer ao usuário outros canais de acesso ao Pix, além do aplicativo no celular. São eles: internet banking (site), presencialmente nas agências, nos caixas eletrônicos ou nos correspondentes bancários (como lotéricas) 1. O Pix é seguro e prático 1.

 “Como saber se fui vítima do golpe do pix?

Se você suspeita que foi vítima do golpe do Pix, existem algumas medidas que você pode tomar para confirmar suas suspeitas. Alguns sinais que podem indicar que você foi vítima de um golpe incluem:

Se você notar algum desses sinais, é importante entrar em contato com a administradora do cartão imediatamente para bloquear o cartão e informar as compras desconhecidas. Além disso, é recomendável fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.) informando a clonagem 342 .

Espero ter ajudado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário