Economia Doméstica

    Você já deve ter se deparado com a situação de que na sua casa, o dinheiro parece sumir! O ordenado da família vai diminuindo no decorrer do mês e você nem mesmo sabe para onde esta quantia está indo. Isso é mais comum do que você imagina, mas tem uma solução prática para ser adotada dentro da sua casa: a economia doméstica. Os maiores vilões que estão levando o seu salário para algum lugar desconhecido podem estar dentro da sua própria casa!
O primeiro passo é elaborar uma espécie de tabela com tudo o que deve entrar e sair em termos financeiros durante o mês, é importante ressaltar que a economia doméstica só funciona se todos os componentes da família colaborarem. Esta tabela pode ser feita em duas colunas, de um lado, você pode colocar aquilo que irá receber: uma linha com o salário do marido, outra com o salário da esposa e assim sucessivamente, se houver outros membros que trabalhem e colaborem. Na outra coluna, acrescente os gastos: uma linha para o aluguel (se for o caso), outra para as compras do mês, para cada uma das contas. Esta estratégia é eficaz porque você poderá visualizar tudo o que está entrando e o que está saindo, e em caso de “furos”, terá mais facilidade para saber de onde vem.
Não esqueça de determinar uma quantia em dinheiro para deixar reservada todos os meses, assim, você terá com o que contar em casos de emergência, que podem acontecer a qualquer momento. Na economia doméstica, dê atenção especial às compras, sejam em supermercados, lojas ou shoppings. Determine o quanto gastar em cada um desses locais e procure sempre promoções que podem fazer uma grande diferença no seu orçamento.
Tome cuidado com o consumo de água, energia elétrica e telefone, que são grandes vilões do orçamento familiar. Não deixe torneiras abertas, estabeleça o tempo máximo para ser gasto no banho, varra as calçadas antes de lavá-las. Se você tem máquina de lavar roupas, aproveite a água do final do procedimento para lavar o carro, por exemplo. Com a energia, é a mesma coisa, não deixe a luz acesa ou a televisão ligada em ambientes nos quais não tem ninguém. Em relação ao telefone, procure conhecer profundamente o seu plano com a operadora, para saber aproveitar os horários de tarifas mais baratas.
Se você ou alguém da sua família costuma fazer refeições fora de casa, planeje os locais em que é possível se alimentar com qualidade a preços mais acessíveis. Ao cozinhar em casa, tome cuidado com os desperdícios ao descascar e cortar alimentos, pois podem fazer diferença. Além disso, existem receitas saudáveis e deliciosas que são preparadas com partes dos legumes que muitas vezes você joga fora, é também uma ótima maneira de economizar!
São dicas simples, que estão ao alcance de todos e podem fazer uma grande diferença na hora de fechar as contas da casa no fim do mês. Reorganize a rotina da sua família e os resultados certamente virão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário